04/05

Como verificar a saúde da memória RAM no Windows 10

Por Edivaldo Brito, para o TechTudo
 
Quando se trata de problemas no PC, a memória RAM vem logo depois de falhas de software e da fragmentação do disco rígido, na hora de apontar a causa deles. Apesar disso, em algum momento elas podem dar algum tipo de defeito e atrapalhar o uso do PC.
 
Devido a importância desse componente, o melhor a fazer é ser proativo e descobrir possíveis defeitos para fazer a troca do componente, antes que lhe cause problemas como arquivos corrompidos e etc. Para ajudá-lo nessa tarefa, vamos ensinar como verificar a saúde da memória RAM no Windows 10.
 
Para saber como está a memória do seu PC noWindows 10, você pode usar um utilitário do sistema. Veja como:
 
Passo 1. Execute a ferramenta Diagnóstico de Memória do Windows. Para isso, pressione as telas Windows + R simultaneamente, na janela que aparece, digite msdched e depois clique no botão "OK";
 
Passo 2. Quando a janela da ferramenta for exibida, clique na opção 'Reiniciar agora e verificar se há problemas (recomendado)';
 
Passo 3. O PC reiniciará e executará a ferramenta, que fará um primeiro teste nas memórias;
 
Passo 4. Na sequência, será feito um segundo teste nas memórias. Assim que terminar, o PC será reiniciado novamente;
 
Passo 5. Depois de reiniciar, será exibida uma notificação sobre o resultado. Para ver os resultados dos testes, clique nessa notificação. Caso seja encontrado algum problema com as memórias, o ideal é que você procure um técnico para saber o que deve ser feito.
 
Pronto! Agora que você já sabe como verificar as memórias do PC. Sempre que desconfiar de um comportamento estranho nele, use o procedimento acima e evite dores de cabeça.